Padaria e prefeitura são alvos da PF sobre desvio de verba da merenda

Data: 05/04/17

Uma padaria em Paranhos, 469 km ao sul de Campo Grande, é um dos alvo da Operação Toque de Midas, desencadeada na manhã desta terça-feira (4). Policiais federais também estiveram na prefeitura recolhendo documentos.

No dia da operação, o celular do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB) está desligado e ninguém atende as ligações na prefeitura. No entanto, não há informação de que as investigações tem relação com a atual gestão de Dirceu.

Investigações levaram a uma organização criminosa, com servidores públicos envolvidos, especializada em desviar recursos públicos e fraudar licitações, totalizando um prejuízo aos cofres públicos de R$ 1 milhão.

A quadrilha montava e manipulava documentação em concursos públicos e a prática de sobrepreço, causando danos aos recursos públicos.

Para a prática do crime, foram utilizadas certidões e assinaturas falsas com a manipulação de informações em procedimentos licitatórios para aquisições de recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e contrapartida municipal.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um mandado de condução coercitiva e o sequestro de valores, nas contas bancárias de três empresas, de aproximadamente R$ 400.000,00. Os mandados foram expedidos pelas Justiças Federal e Estadual do Mato Grosso do Sul.

A força tarefa conta com a presença da Polícia Federal, MPF (Ministério Público Federal), CGU (Controladoria Geral da União), e Grupo Especial de Combate a Corrupção do MPMS (Ministério Público Estadual).

Uma coletiva está marcada em Ponta Porã, às 10h para apresentar mais informações.

Operação – A Operação foi batizada de Toque de Midas, por se tratar de uma expressão oriunda de um mito grego, que expressa o enriquecimento fácil que pode se voltar contra o beneficiado, como castigo por sua ganância.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa