Palestra debaterá futuro da previdência social

Data: 07/11/16

previdencia-socialO Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) da Câmara dos Deputados promove, na quinta-feira (10), uma palestra com o tema “Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas”. O convidado é doutor em Ciência Política pelo Iuperj e pelo UCSA (Estados Unidos) Paulo Tafner.

O evento busca dar maior profundidade ao estudo “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece”, que vem sendo realizado no Cedes com a relatoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e apoio da Consultoria Legislativa.

Paulo Tafner lançou o livro "Demografia - A ameaça invisível", que trata da previdência social brasileira. A obra é resultado de anos de reflexão acerca da questão previdenciária e apresenta uma proposta de reforma radical para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, com regras únicas para todos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares.

Segundo Tafner, a reforma deve ser feita nesse momento para não transferir para as gerações futuras responsabilidades com as quais não poderão arcar. As projeções apontam que em 2050 chegaremos a 128 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 59 anos e uma população de idosos de 66,5 milhões. O número de idosos será 3,4 vezes maior do que era em 2010. E teremos 3,6 milhões com 90 anos e mais de 300 mil centenários.

A palestra será aberta ao público e ocorrerá no auditório Freitas Nobre, às 10h30.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ