PEC da Autonomia acabará com garantismo na investigação, dizem policiais federais

Data: 08/04/16

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 412, que dá autonomia financeira e funcional para a Polícia Federal, vai acabar com o garantismo nas investigações, na opinião de Luís Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). A PEC, atualmente em tramitação na Câmara, abrirá a possibilidade de os delegados postularem em juízo sem passar pelo crivo do Ministério Público, avalia. “Querem colocar a investigação acima do equilíbrio que existe entre Ministério Público e PF. O procedimento fica prejudicado se só feito pela polícia”, disse.

Para ele, a proposta, apelidada de PEC da Autonomia, não faz sentido, porque a PF já tem autonomia de investigação e não há riscos de interferências. “Falar para a sociedade que há interferência na investigação é mentir”. A mudança da Constituição é apoiada pelas associações representativas dos delegados da PF. Na justificativa, o projeto diz que a autonomia “prevenirá os problemas advindos de uma polícia submetida às intempéries do poder e de capricho dos governantes no combate à criminalidade organizada, à corrupção e à impunidade”.

Se aprovada a PEC, o parágrafo 1º do artigo 144, da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: “Lei Complementar organizará a Polícia Federal e prescreverá normas para a sua autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, com as seguintes funções institucionais”. Na prática, garantirá para a PF autonomia semelhante a já assegurada a outras instituições como o MP e a Defensoria Pública da União.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em carta aberta publicada em seu site, diz que não se pode confiar na independência da PF se o órgão continuar a fazer parte do Ministério da Justiça. O texto fala ainda na necessidade de um mandato para o diretor-geral da polícia para “evitar que o dirigente da instituição de maior credibilidade do país atue sem nenhuma garantia legal, podendo ser destituído a qualquer momento”.

Para Boudens, existem outros projetos legislativos mais importantes para o órgão, como o PL 6493/2009, que cria a lei orgânica da Polícia Federal. O projeto foi retirado de tramitação, a pedido do governo, para melhorar o conteúdo. Na opinião do presidente da Fenapef, a lei orgânica trará segurança jurídica porque delimitará legalmente a atribuição de cada função dentro da carreira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ