PF combate caça ilegal no Amapá

Data: 14/11/17

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), deflagrou nesta terça-feira (14/11) a Operação Órion, que investiga uma associação criminosa suspeita de realizar caça ilegal no interior da Floresta Nacional do Amapá (Flona).

Cerca de 50 policiais federais participam da operação e cumprem 24 medidas cautelares no município de Porto Grande/AP, sendo 12 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de condução coercitiva.

Segundo as investigações, além de caçarem ilegalmente na Unidade de Conservação, os investigados ameaçavam servidores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), descumprindo ordens de parada no posto de fiscalização, bem como intimidando os vigilantes com tiros de arma de fogo em suas residências.

Os caçadores se valiam do difícil acesso à FLONA e da dificuldade da fiscalização para a prática dos crimes e chegavam a abater de 30 a 50 animais por caçada, entre pacas, veados, jacarés e mutuns.

Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de caça ilegal, associação criminosa armada, ameaça e posse/porte ilegal de arma de fogo. Se condenados, podem cumprir pena de até nove anos de reclusão.

O nome da operação é oriundo da mitologia grega, em que Órion foi um gigante caçador, um dos melhores a serviço de Ártemis.

Será concedida entrevista, às 11h, na Superintendência de Polícia Federal no Estado do Amapá.

  Fonte: Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa