PF combate corrupção no interior de Minas Gerais

Data: 21/07/17

Governador Valadares/MG - A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União, deflagrou nesta manhã (20) a Operação Empreitada Final, com o fim de combater organização criminosa voltada para crimes de corrupção no interior de Minas Gerais, por meio de fraudes a procedimentos licitatórios e pagamento de propina a agentes públicos da prefeitura de Cuparaque/MG.

Policiais federais cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão, três mandados judiciais de prisão preventiva e três mandados judiciais de condução coercitiva, que objetivam colher esclarecimentos e provas das práticas delitivas de associação criminosa, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros.

As fraudes foram descobertas a partir de investigação envolvendo algumas empresas do ramo da construção civil que, apesar de terem milionários contratos com a prefeitura de Cuparaque, estavam registradas em nome de “laranjas”, não possuindo sede física nem funcionários registrados, indicando serem empresas fantasmas. No decorrer das investigações, evidenciou-se que, após a prefeitura realizar o pagamento de faturas das obras contratadas, parte do dinheiro era destinado a agentes públicos ocupantes dos mais altos cargos da Administração Pública de Cuparaque.

O nome da Operação Policial faz alusão ao fato de as empresas investigadas e contratadas para execuções de serviços no município de Cuparaque, possivelmente, não virem a ter mais capacidade para firmar contratos com entes públicos.

Fonte: Polícia Federal   

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa