PF deflagra operação contra fraudes no Imposto de Renda

Data: 19/05/17

São Paulo/SP – A Polícia Federal, com o apoio da corregedoria da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã de hoje (19) a operação Rei Leão, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de fraude ao Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas.
A PF cumpre 3 mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo nas cidades de São Paulo e Bertioga. A pedido da PF, foram bloqueados bens imóveis e valores no montante de R$ 4 milhões. Um auditor fiscal da Receita Federal foi afastado de suas funções.
O inquérito policial aponta que um “consultor tributário” conseguia restituições de imposto de renda a seus clientes, sem que tivessem efetivamente sido feitos os pagamentos declarados.
Segundo as investigações, a fraude consistia na manipulação do sistema da Receita Federal, com o auxílio de um servidor público atuante na fiscalização dessas declarações, de diversas maneiras, como a utilização do sistema de alerta de inconsistências nas declarações para isentar os contribuintes envolvidos e a exclusão “manual” do sistema de fiscalização. O prejuízo contabilizado até o momento é de cerca de R$ 4 milhões em restituições fraudulentas.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistemas computacionais e sonegação fiscal, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão e multa.
O trabalho da Polícia Federal e da Receita Federal do Brasil prossegue agora com a identificação dos clientes dos investigados, para que se possa auditar suas declarações de imposto de renda e responsabilizar, tanto do ponto de vista criminal quanto do ponto de vista administrativo, aqueles que se serviram do esquema fraudulento.
Polícia Federal 

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa