PF desarticula organização criminosa que fraudava o INSS

Data: 08/12/17

Na manhã de hoje (08/12),  a Polícia Federal com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e a participação do Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Cardiopatas, com o objetivo de combater fraudes previdenciárias.

A ação conta com 120 policiais federais e 02 analistas de inteligência previdenciária, no cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva, 03 de prisão temporária, 15 de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva, nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Italva e Casimiro de Abreu.

As ações são coordenadas pela Delegacia da PF em Campos dos Goytacazes e apura suspeitas de corrupção de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Entre os investigados estão técnicos do seguro social, médicos peritos, médicos particulares, agenciadores de benefícios e pessoas que utilizaram-se da organização criminosa.

No curso da investigação foram identificadas  fraudes em 34 benefícios por incapacidade, entre auxílios-doença e aposentadoria por invalidez,  gerando um prejuízo  superior a quatro milhões de Reais à previdência social.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção passiva e ativa, peculato e violação de sigilo funcional.

O nome da operação se deve ao fato de a maioria dos beneficiários cooptados pela organização criminosa serem suspeitos de simular a ocorrência de miocardiopatia dilatada junto ao INSS.

Fonte: Manchete Online

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa