PF investiga ex-governador espanhol por desvio de recursos

Data: 14/06/17

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e em cooperação internacional com autoridades espanholas, deflagrou nesta terça-feira (13/6) a Operação IGNATUS*, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa encabeçada pelo ex-Presidente da Comunidade Autônoma de Madri, cargo equivalente ao de Governador no Brasil, responsável pela administração no período de setembro/2012 a junho/2015.

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem 9 mandados de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva no Rio de Janeiro e em Nova Lima/MG. As ordens foram expedidas pelo Juízo da 9ª Vara Federal Criminal.

Foi apurado que o político teria utilizado recursos públicos para fins particulares através de concessão de obras públicas a empresas que participariam do esquema, com prejuízos aos cofres de Madri estimados em 21 milhões de Euros. Além disso, um grupo empresarial espanhol, com predominância de capital público e que tem por atividade a exploração do ciclo completo da água, adquiriu uma empresa brasileira com preço superfaturado.

Os dois conduzidos de forma coercitiva, que são ex-controladores da empresa brasileira adquirida, serão ouvidos ainda hoje pelo Juízo da 9ª Vara Federal Criminal.

*O nome da operação é uma referência à origem grega do nome do principal investigado, o ex-Presidente da Comunidade Autônoma de Madri.

Fonte: Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa