PF lança nova fase da Lava Jato com buscas na JBS

Data: 01/07/16

policia-federal-carro_1A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta sexta-feira (1) uma nova etapa da Operação Lava Jato, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal. A autorização foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

A Polícia Federal (PF) prendeu o empresário Lúcio Bolonha Funaro, amigo do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Funaro é suspeito de achacar grandes empresas em parceria com o parlamentar.. Ele é apontado pelos investigadores da Lava Jato como "guardião de segredo de Eduardo Cunha".

Agentes da PF também realizam operações de busca e apreensão na residência dos empresários Joesley Batista, do grupo JBS-Friboi, e Henrique Constantino, sócio da Viação Piracicabana. Há buscas também na sede da empresa JBS nesta sexta-feira, que seria um dos alvos da operação.

A ação da PF tem origem em duas delações premiadas: a do ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto e a do ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Hypermarcas Nelson Mello. Na delação, Cleto falou no pagamento de propinas para liberar recursos do FI-FGTS, o fundo de investimento da Caixa.

Em sua delação premiada, firmada com a Procuradoria-Geral da República, Nelson Mello aponta o suposto repasse de propinas milionárias para senadores do PMDB, entre eles o presidente do Congresso, Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Braga (AM). Mello afirmou em seu depoimento aos procuradores que pagou R$ 30 milhões a dois lobistas com trânsito no Congresso para efetuar os repasses. Lúcio Bolonha Funaro e Milton Lyra seriam os responsáveis por distribuir o dinheiro para os senadores.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ