PF prende 17 e evita fraudes no saque do FGTS

Data: 10/07/17

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), deflagrou neste sábado (08) a Operação Pescaria* com o objetivo de efetuar a prisão em flagrante de pessoas que realizavam o saque de contas inativas do FGTS mediante fraude.

Aproximadamente 160 policiais federais atuaram no dia de hoje para identificar e prender os fraudadores e, até o momento, 17 pessoas foram presas.

As investigações da PF, que tiveram a participação da Gerência de Segurança da CEF, indicam que os criminosos se dirigiam diretamente aos caixas de autoatendimento e confirmavam os dados necessários para os saques, se passando pelos reais beneficiários.

A operação visa frustrar especialmente os saques irregulares até o limite de R$ 1,5 mil. Saques até esse valor podem ser realizados nos caixas eletrônicos da CEF sem a utilização do cartão cidadão e somente com a senha. Diante disso os fraudadores se utilizavam de técnicas de phishing para obter os dados e a senha do beneficiário e, posteriormente, realizar o saque dos valores disponíveis na conta inativa. Para tal, os criminosos utilizaram sites falsos, e-mails, aplicativos e postagens em redes sociais, para distribuir vírus.

A PF calcula que, a partir da deflagração da Operação Pescaria, foi evitado um prejuízo estimado entre RS700 mil e R$1 milhão somente neste último lote de pagamento.

* O nome da Operação faz referência ao phishing, técnica utilizada pelos criminosos para obtenção fraudulenta dos dados dos verdadeiros beneficiários.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa