PF realiza operação contra fraudes no FGTS em Ipiaú

Data: 23/11/16

sem-titulo

A Polícia Federal realiza na manhã dessa quarta-feira (23) em Ipiaú, uma operação contra fraudes no INSS. Viaturas da PF e uma equipe de técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social chegaram a cidade ontem no final da tarde. Ação da Polícia Federal também é realizada na cidade vizinha de Ibirataia e em mais outras cinco cidades. São cumpridos 31 mandados expedidos pela Justiça Federal, 13 de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão, nos municípios de Ipiaú, Ibirataia, Valença, Prado, Porto Seguro, Itamarajú e Santa Cruz Cabrália.

A operação teve início logo ao amanhecer. Um policial informou ao GIRO que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do SineBahia e em residências de suspeitos de praticarem fraudes no FGTS. Ainda não foi informado se alguém foi preso.

Segundo a investigação, a organização criminosa contava com a participação de técnicos em contabilidade, aliciadores e atendentes do Sine Bahia, que atuavam de forma coordenada há mais de 10 anos. Os aliciadores recrutavam indivíduos dispostos a ceder seus documentos, como carteira de trabalho e cartão cidadão. Os técnicos em contabilidade inseriam contratos de trabalho retroativos, normalmente de um ano, nas carteiras de trabalho e no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para essas pessoas em empresas geralmente inativas ou constituídas em nome de “laranjas”. Então eram forjadas as rescisões dos falsos vínculos laborais, e requeridos os benefícios de seguro-desemprego e previdenciários.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa