PF realiza operação em SC contra fraude e caixa 2 em campanha eleitoral

Data: 24/11/17

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (24) a Operação República Velha, que investiga falsa prestação de contas à Justiça Eleitoral, corrupção e formação de quadrilha em campanha eleitoral de um candidato a deputado estadual em 2014.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em FlorianópolisCriciúmaIçara e Morro da Fumaça. A operação contou com a participação de 44 policiais federais.

Os investigados, que não tiveram os nomes divulgados, poderão ser indiciados pela prática dos crimes eleitorais e formação de quadrilha.

Investigação

Conforme a PF, as investigações começaram em janeiro deste ano depois que apareceram "fortes indícios" de que na campanha eleitoral de 2014, para eleger um candidato ao cargo de deputado estadual, um grupo, formado pelo candidato, que atualmente ocupa outro cargo público, coordenadores de campanha, cabos eleitorais e apoiadores, teria aliciado eleitores oferecendo dinheiro e/ou vantagens.

Segundo a polícia, o grupo também teria burlado a legislação eleitoral, usando caixa 2 para custear a campanha, valor não declarado à Justiça Eleitoral.

Nome da operação

"República Velha" faz referência ao período entre a proclamação da República, em 1889, até a Revolução de 1930.

"Tempo que se caracterizou pela concentração do poder pelas oligarquias dominantes, onde havia a figura do coronel, que utilizava seu poder econômico para garantir as eleições, mediante as práticas de voto de cabresto, compra de voto, troca de favores, entre outras, práticas estas similares às utilizadas pelo grupo criminoso investigado", conforme a PF.

Fonte: G1

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa