PF troca chefe da escolta da campanha de Bolsonaro

Data: 20/09/18

Daniel França, criticado por não estar com o candidato no dia do atentado, foi substituído por Antonio Marcos Teixeira

A Polícia Federal trocou na terça-feira (18) a chefia da escolta da campanha do candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). O delegado Daniel França foi substituído por Antonio Marcos Teixeira, que comandava a divisão de segurança de dignitários da PF.

A mudança acontece treze dias depois de o candidato tomar uma facada durante ato com eleitores, em Juiz de Fora (MG).

A Folha apurou que a troca foi motivada pelo atentado sofrido pelo candidato. Bolsonaro foi esfaqueado na barriga e se recupera em um hospital de São Paulo.

Na semana passada os policiais federais que escoltavam Bolsonaro foram chamados a Brasília para depor em um procedimento de “análise pós-evento crítico”, que a PF diz ser uma avaliação do trabalho policial.

Nesta quarta (19), a Folha  informou que Daniel França não estava em Juiz de Fora acompanhando Bolsonaro no dia do atentado e que os agentes da escolta não tinham rádio  para se comunicar. Eles improvisaram enviando mensagens num grupo de WhatsApp.

 


Jair Bolsonaro caminhando no hospital onde se recupera do atentado à faca/ Reprodução Facebook.

Policiais federais disseram à reportagem, com a condição do anonimato, que o ideal seria a comunicação por rádio, que permitiria que eles ficassem com as mãos livres para quando precisassem agir.

A PF disse, em nota, que o “rádio nem sempre é o meio de comunicação mais indicado em situações de multidão”. A nota não explicou a razão da ausência de França em Juiz de Fora e disse que sua função era “viabilizar o trabalho de segurança, nem sempre realizada em campo”.

Na sexta (14), a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) protocolou um questionamento direcionado ao diretor-geral da PF, Rogério Galloro, sobre os critérios para a escolha dos chefes das equipes responsáveis pela segurança dos candidatos à Presidência.

O documento dizia que “delegados sem nenhuma experiência na função têm sido convocados para assumir a coordenação das equipes, o que representa um risco para a atividade”.

Questionada pela Folha, a PF não se manifestou sobre o documento e nem sobre a substituição na chefia.

Folha de São Paulo

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia