Polícia Federal desencadeia operação em Alagoas e mais três estados

Data: 13/06/17

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (13), quatro mandados de prisão temporária, um de condução coercitiva e oito de busca e apreensão em Alagoas e em três estados. Os alvos da operação, chamada de Hoder, são suspeitos de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da PF, participam da operação a Receita Federal do Brasil e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. Em Alagoas, os mandados são cumpridos nas cidades de Maceió e de Marechal Deodoro.

De acordo com a política, um inquérito de outubro de 2016 apura o desvio de verbas do Programa Nacional de Combate ao Glaucoma e da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Médica Complexidade.

No decorrer das investigações, ficou comprovada a existência de uma organização criminosa que lesava a União, através do SUS, prestando informações incoerentes sobre atendimentos médicos e fornecimento de medicamentos.

O esquema, segundo a PF, resultou no recebimento, por empresas ligadas aos investigados, de recursos financeiros em montante significativamente superior ao que deveria ter sido repassado.

Em auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), determinou-se o ressarcimento de cerca de R$ 9.300.000,00 à União em face de constatações de irregularidades.

Na investigação, constatou-se que as práticas ilegais permanecem até a atualidade, sendo certo que, entre 2014 e 2016, somente a empresa sediada em Maceió recebeu R$ 16 milhões do SUS para custear consultas e fornecimento de colírios.

As apurações que estão sendo realizadas têm também o escopo de averiguar a parcela desses valores que foi desviada.

Está sendo utilizado um efetivo de 50 policiais federais das Superintendências Regionais da PF em Alagoas, Bahia e Goiás para execução das medidas judiciais, além de auditores do Denasus e RFB.

Gazeta WEB

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa