Polícia Federal investiga "fraudes milionárias" em bolsas da UFPR

Data: 16/02/17

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) operação para apurar desvio de dinheiro destinado a bolsas de estudos na UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Segundo a PF, há suspeita de irregularidades em "pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016".

A operação, batizada de Research (pesquisa, em inglês), cumpre 73 ordens judiciais proferidas pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, titular da 14ª Vara Federal do Paraná. São 29 mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 36 de  busca e apreensão nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Conforme a Polícia Federal, foram reunidos "indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos (desvio de recursos públicos federais) realizados no período de 2013 a 2016 a título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no Brasil e no a diversas pessoas desprovidas de regular vínculo de professor, servidor ou aluno da UFPR. Dentre os fatos até então apurados se detectou a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos."

A UFPR emitiu nota oficial sobre a operação, em que afirma já ter um procedimento iniciado na instituição para a apuração desses fatos. A previsão de término dos trabalhos, segundo a UFPR, é em meados de abril de 2017.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa