Polícia Federal prende fazendeiro por trabalho escravo em Bannach, no PA

Data: 27/09/16

 A Polícia Federal prendeu um dono de uma fazenda localizada na área rural do município de Bannach, no sudeste do Pará. Ele foi acusado de submeter quatro trabalhadores em condições análogas à escravidão, segundo informações divulgadas ontem (26).

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que consiste na união de ações do Ministério Público, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública Federal, comprovou denúncias de trabalhadores mantidos em condições degradantes, em atividades de limpeza e formação de pastagem em uma fazenda de criação de gado, na localidade de Mula Perdida, em Bannach.

A operação foi realizada de 12 a 23 de setembro, quando a equipe se deslocou para a fazenda de criação de gado, onde constatou que quatro dos cinco trabalhadores, viviam e trabalham em condições degradantes. Dois deles estavam alojados em um barraco de lona plástica, enquanto os outros dois, viviam em uma choupana de tábuas. Os alojamentos precários não ofereciam a mínima proteção contra as intempéries e o ataque de animais peçonhentos.

Outras irregularidades foram encontradas, como a falta de instalações sanitárias e trabalhadores consumindo água e se banhando em um córrego, que também era usado como bebedouro pelos animais.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o empregador também deixou de fazer o registro dos empregados e não providenciou o exame de admissão. Além disso, os empregados não tiveram acesso a Equipamento de Proteção Individual (EPI), nem a materiais de primeiros socorros.

Diante das condições similares à escravidão, o dono da fazenda foi preso em flagrante pela Polícia Federal, pois segundo a PF, irá responder à denúncia de crime de redução à condição análoga a de escravo. O proprietário da fazenda foi encaminhado ao presídio e posteriormente liberado mediante pagamento de fiança, no valor de R$ 8,8 mil, arbitrada em juízo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa