Policiais federais se manifestam sobre nota publicada em site da Veja

Data: 21/03/18

Policiais federais manifestaram repúdio à nota publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, nesta segunda-feira (19), com o título "Raul Jungmann enquadra diretor da Polícia Federal". No texto publicado em seu blog na versão online da revista Veja, Noblat incute que o titular do Ministério Extraordinário de Segurança Pública teria deferido comentários de cunho difamatório sobre os policiais federais cariocas, informação que já foi refutada pelo próprio ministro.

Após ser comunicado sobre a matéria, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, conversou com o jornalista por telefone, que disse ter obtido a informação por meio de fonte próxima a Jungmann. “A Federação tem muito respeito pela imprensa e nosso contato ocorreu no sentido de entender o que motivou a ofensiva”.

Ao jornalista Boudens afirmou “que desvios de conduta e cometimento de ilícitos por policiais federais sempre foram combatidos com muito rigor e sem marcas de protecionismo corporativo na Polícia Federal”, assegurou.

Em sua conta do Twitter, Jungmann enviou mensagem direcionada ao jornalista. “Noblat, desminto enfaticamente a fonte que lhe disse termos repreendido o diretor-geral da PF, ou feito comentários negativos sobre a superintendência do Rio, polícias do estado ou guarda municipal da prefeitura. Todas, sem exceção, dignas de todo respeito”.

Repercussão

O assunto ganhou repercussão nesta terça-feira (20). O Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro se manifestou dizendo que a publicação “trata-se de tentativa rasteira e inexplicável de denegrir e manchar a honra e a dignidade de uma categoria profissional e de um órgão de Estado que estão passando o Brasil a limpo, com ações anticorrupção nunca vistas na história recente deste país.”

A entidade mencionou o avanço das investigações da Lava Jato no estado e afirmou que “irá adotar todas as medidas cabíveis para coibir e reparar a agressão gratuita à honra e à reputação dos policiais federais cariocas, assim como coloca seu corpo jurídico inteiramente à disposição de todos os filiados que se sintam ofendidos pela mencionada matéria para que também ingressem individualmente com as medidas judiciais pertinentes”.

Já a Fenapef enviou ofício ao ministro Raul Jungmann, em que considerou oportuno o esclarecimento feito pelas redes sociais e afirmou que a entidade “jamais absorverá, sem reação, à insinuação de que existam ‘bandidos’ nos quadros da Polícia Federal”. O presidente Luís Boudens também colocou a Federação à disposição da pasta.

“Reafirmo o compromisso da nossa entidade nacional, a maior dos policiais federais, em contribuir com o novo ministério na apresentação das propostas de reestruturação da carreira policial federal e participar das soluções buscadas pelo Governo Federal no combate à corrupção e às organizações criminosas instaladas no País.”

Comunicação Fenapef 

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia