Presidente da Fenapef fala da necessidade da reestruturação das polícias

Data: 22/02/18

Luiz Boudens veio a capital para receber homenagem na Câmara de Macapá

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luiz Antônio Boudens, esteve na última terça-feira, 20, em visita ao estado do Amapá, para inicialmente para receber uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores, como destaque dentro da segurança pública, em referencia a Policia Federal, em alusão aos 260 da capital do Estado. A iniciativa de fazer o convite ao presidente foi do vereador Jorielson Nascimento (PRP).

O Jornal A Gazeta conseguiu conversar um pouco com o representante de todos os policiais federais do Brasil e abordar alguns assunto muito debatidos atualmente pela imprensa nacional e argumentos específicos em relação às ações da Policia Militar, no Amapá.

No assunto concernente ao estado o presidente se retratou que no Amapá é uma das unidades da federação onde a PF mais realiza operações. “É um estado novo e, às vezes, apresenta alguns pontos que a policia está mais atenta. Para se ter noção, foi daqui que saiu ordem de prisão para o 2ª na hierarquia da Policia Federal; além disso é uma região de fronteira, ou seja, os serviços são dobrados e sem uma estrutura que poderia dar mais abrangência para as ações da PF”, explicou o presidente.

O presidente também, durante o encontro, falou sobre os atuais acontecimentos políticos dentro da instituição federal, principalmente, em relação a nova direção geral da Policia Federal.

“A PF é um órgão do governo federal e assim como outras tem suas discordâncias e é comum ocorrer esses desentendimentos. Mas, como é um momento de crise, o papel da Federação é monitorar todas as vertentes para que não ocorra ingerência dentro do órgão e até hoje não observamos nenhuma interferência dentro dos trabalhos e se caso detectarmos nós viremos a público e informamos o ocorrido e tomaremos as medidas cabíveis”, informou.

O Agente também se mostrou coerente em relação as matérias publicadas pela imprensa nacional no assunto inerente a fala do diretor geral da PF, Fernando Segovia, durante entrevista a um jornal de abrangência nacional.

 “Sabemos que a PF é formada por seres humanos, que são passiveis de erros, mas é algo que consideramos infeliz e que temos que resolver com muita calma para o órgão como um todo não seja abalado”, completou o presidente.

Randolfe

O presidente comentou ainda sobre a ação que o senador do Amapá, Randolfe Rodrigues, moveu para a saída do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia. “Entendemos que o diretor avançou o sinal e é obvio que o meio político, sabendo das consequências, por ser Polícia Federal, tem o direito buscar as respostas. O senador Randolfe acreditou em um caminho que sabemos que é legitimo, mas o diretor-geral já deu suas explicações à categoria e também já acatou o nosso pedido de não se pronunciar mais em operações que estão em andamento”, declarou.

Intervenção no RJ

O presidente da Fenapef falou ainda foi sobre a intervenção militar na área de segurança no estado do Rio de Janeiro: “infelizmente, o Rio virou um palco de guerra e em momentos de guerra você chama as forças armadas, mas nossa preocupação é após a saída das tropas, o que vamos fazer?.(...). Então, nossa expectativa é que o cidadão comum não sofra com isso e que haja algum resultado positivo nesse trabalho”, falou.

Ainda sobre o assunto da intervenção, o presidente destacou que é necessária uma reestruturação das polícias. “É preciso ocorrer uma reestruturação das polícias com atenção para as carreiras e, assim, é devolvido o interesse do servidor em desenvolver uma atividade melhor”, completou.

“Ainda temos muitas deficiências a Polícia Federal, não é diferente das outras e o que fez a diferença foi a união dos servidores e a nosso briga contra a corrupção nos trouxe alguns problemas, mas não desistimos e o que nós precisamos é uma reestruturação, principalmente, nas áreas de fronteiras e sabemos que não será fácil, mas vamos continuar na luta”, informou Luiz Boudens.

Em um último posicionamento ao Jornal A Gazeta, o presidente deixou uma mensagem ao povo amapaense. “Essa é a terceira vez que venho ao Amapá e deixo o meu abraço ao povo. Quero dizer que queremos aumentar o número de agentes no Estado em até três vezes, pois hoje temos cerca de 60 agentes, mas é necessário cerca de 180, para poder dar melhores respostas aos anseios da sociedade”.

O vereador de Macapá, Jorielson Nascimento, responsável pelo convite, destacou o trabalho da federação e agradeceu ao presidente por ter atendido a solicitação. “Foi muito bom estar com o presidente Boudens, em nossa cidade, pois podemos debater assuntos pertinentes a Macapá e ainda reunimos com a categoria e podemos ter um momento de congratulações”, finalizou o vereador.

A Gazeta

OUTRAS NOTÍCIAS

PF teme sobrecarga após Bolsonaro flexibilizar posse de armas no país

'Critérios para posse de arma serão objetivos', diz Federação de...

Cessão de drones para a FAB marca fim de programa da PF

Gazeta do Povo: PF se fortalece e já projeta dobrar efetivo