Presidente da Fenapef será palestrante na audiência pública sobre o novo Código de Processo Penal

Data: 30/05/16

Nesta terça-feira, 31, o Presidente da Fenapef, Luis Boudens dará palestra na audiência pública que irá discutir o Projeto de Lei n° 8045/2010 (novo Código Processo Penal) perante a comissão especial de parlamentares, criada para elaborar um parecer sobre a matéria.

Com o tema “Persecução penal –princípios fundamentais e investigação criminal”, Boudens apontará as falhas do atual modelo de investigação policial existente no Brasil e irá apresentar as propostas dos policiais federais para tornar a elucidação de crimes pela polícia mais céleres e eficazes.

Segundo Boudens, o projeto do novo CPP que está no Senado precisa ser aprimorado, pois está repetindo o mesmo modelo de ineficiência que atualmente existe. “No Brasil há a processualização da investigação por meio de uma burocracia de papéis e carimbos que emperram a investigação que deveria ser agil, fazendo com que muitos procedimentos realizados sejam repetidos na Justiça para terem validade, como é o caso dos depoimentos. O indiciamento, por exemplo, é uma culpa prévia apresentada pelo delegado de polícia que não produz nenhum efeito jurídico, senão moral, e precisa ser exterminado”.

803712470_41306_17630396827353155786Para Boudens, é preciso demonstrar o retrocesso que essa defesa corporativa de delegado de manter o atual modelo representa para a investigação criminal e para a segurança pública do país. Enquanto esse modelo cartorializado da investigação criminal existir, a segurança pública não avançará no Brasil e a impunidade será cada vez mais crescente.

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2014, o Brasil está entre os países mais violentos do mundo, juntamente com México, Nigéria e Congo, tendo sido registrados no Brasil 50.108 homicídios em 2012 e o número de assassinos punidos não chegam sequer a 8%. Segundo Boudens, esse baixíssimo índice é ainda menor para outros tipos de crime e decorrem da ineficiência do modelo de investigação criminal pelo inquérito policial presidido pelo delegado de polícia.

A criminalidade no Brasil, cada vez maior e mais organizada, exige que os órgãos de polícia se modernizem e se especializem em suas atividades. A reforma do Código de Processo Penal brasileiro precisa dispor de normas modernas e direcionadas para a otimização da segurança pública.

“É preciso que toda a sociedade, as categorias policiais, os institutos de pesquisa e estudiosos em segurança pública se unam para que sejam promovidas as necessárias reformas que retirem a segurança pública do Brasil do caos em que se encontra. Todos precisam se engajar e cobrar dos parlamentares essas reformas”, concluiu Boudens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ