Prevenção do Suicídio é tema de seminário na PF em São Paulo

Data: 13/03/17

O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal em São Paulo (Sindipolf/SP), em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de São Paulo (SR/PF/SP) e com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizará o “1º Encontro de Prevenção do Suicídio”, no auditório da PF, das 9 às 12 horas. Dividido em duas sextas (17 e 24 respectivamente), o evento contará com a participação de nomes renomados. O objetivo é falarmos sobre o assunto abertamente, recebermos informações de especialistas e ajudarmos na prevenção.

Pesquisa da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) aponta que o número de suicídios na PF alcançou a triste marca de 26 policiais em cinco anos. Proporcionalmente, segundo a OMS, em grupos de 100.000 habitantes, o Brasil ocupa o 111º lugar no mundo, mas, tomando somente os casos da Polícia Federal, ela ocuparia a 11ª posição mundial e 3ª maior taxa das Américas. Se considerarmos somente os servidores ativos, a posição seria a 7ª no mundo.

Por esse motivo,o SINDPOLF/SP entrou em contato com a Superintendência Regional da PF e com o CVV que, alarmados com a situação, apoiaram a iniciativa do Sindicato por um seminário que informe e oriente os colegas.

Por que participar?

A informação é a verdadeira ferramenta de prevenção do suicídio. Quanto mais soubermos e identificarmos seus sinais, maior será a probabilidade de ajudarmos um colega, familiar ou até nós mesmos no tratamento de problemas psicoemocionais e resolução dos problemas. Saiba mais neste link para matéria especial desenvolvida no PORTALSP.

Sobre os palestrantes, temas e datas do Seminário:

DIA 17 DE MARÇO

rodrigoassumcaoRodrigo Assumção

Formado em Medicina, possui três especializações: em Psiquiatria, em Hebiatria (alterações típicas da adolescência) e em Dependência Química. Formado também em Ciências da Religião, é autor de três livros. Desenvolve projetos na África com crianças carentes e também com dependentes químicos em Joinville/SC.

Seu tema será “ Deus, uma terapia alternativa”.


Roberto Tonanni de Campos Mello

tonanni 3Atua na Superintendência em São Paulo. Formado pela PUC Sorocaba, tem especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP e também especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Seu tema no dia 17 será: “ P.I.C- Pergunte, Se Importe e Conduza”.


DIA 24 DE MARÇO

Marco Alexandre Franco Ribeiro

Será nosso palestrante no dia 24 de março. Formado em Medicina pela Unifesp, fez Psiquiatria e curso de especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Tem título de especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. É médico psiquiatra da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

No dia 24 de março, Dr. Marco Alexandre abordará as noções gerais sobre Suicídio.


Robert Gellert Paris Jr.

Presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das entidades mais conhecidas na prevenção do suicídio. É também vice-presidente da ABEPS – Associação Brasileira para Estudos erobertparis2 Prevenção do Suicídio e diretor de Befrienders Worldwide.

Seu tema será: “Falar é a melhor solução”.


ruthlasaslongRuth Lasas Long

Neste dia teremos também a participação da Psicóloga credenciada pela Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, Ruth Lasas Longque abordará “A importância da avaliação psicológica na liberação da arma de fogo”.

Ruth Lasas Long é psicóloga formada em 1982, pelo Instituto Paulista de Psicologia, com Especialização nas áreas de Avaliação Psicológica, Superação de Fobias e Medo de dirigir. Credenciada pela PF desde 1998 e pelo DETRAN de São Paulo desde 1996, atua como Professora de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico no Curso de Pós Graduação da UNIP, Centro de Estudos Avançado do Trânsito (CEAT) e Grupo Desenvolver.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ