Recebe alta da UTI mulher que se emocionou com Agentes Federais da Lava Jato

Data: 13/04/16

daae1e6d-8b18-4674-953d-c9f586d80078 Agente Marlon e Ivani Conti. Ela pediu aos policiais para dar um abraço pelo trabalho na Lava Jato.

Ivani Conti, a mulher que teve uma parada cardíaca ao se emocionar quando cumprimentava a equipe da Polícia Federal da Lava Jato, teve alta hospitalar na tarde do último domingo, 10. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 1º.

O fato ocorreu em frente ao jornal Diário do Grande ABC, em Santo André, no momento em que a equipe da Polícia Federal trabalhava na 27º fase da Operação Lava Jato. Ivani estava passando na rua quando pediu para dar um abraço nos policiais federais.

Segundo o Agente Federal Marlon Hildebrando, que integrava a equipe de seis policiais federais que fazia a busca e apreensão no local, Ivani elogiou muito o trabalho da Polícia Federal na Operação Lava Jato: “Ela disse que sentia orgulho da PF e me pediu um abraço. Ela estava muito emocionada. Depois começou a se sentir mal e a levamos para a recepção do jornal, quando ela desmaiou". Ivani estava acompanhada de um vizinho e a filha dele.

126c78bf-4915-4ce7-b3e6-f6b6813ef1f1 Ivani passou mal e os agentes federais a socorreram.

Os próprios agentes da PF e um vizinho de Ivani a socorreram, realizando massagem cardíaca e respiração boca a boca. Depois de cerca de 40 segundos sem respirar, a mulher voltou a ter atividade cardíaca e foi encaminhada por ambulância ao hospital.

O Agente Marlon está há nove anos na Polícia Federal, tem 49 anos e é lotado em Cascavel/PR, onde atua no setor de inteligência e análise da PF. Ele conta que sentiu um misto de responsabilidade e orgulho em salvar a vida de Ivani. “No momento fiquei apreensivo porque me senti responsável pela vida dela, que há alguns segundos estava ali demonstrando um carinho enorme por nós. Vê-la bem agora é como se eu tivesse retribuído esse sentimento dela”, comenta.

Ivani Conti tem 63 anos, é aposentada e sofre de asma. Segundo ela, na manhã da Operação, escutou o barulho do helicóptero sobrevoando o jornal, que é próximo de sua casa, e resolveu ir até lá para ver um policial federal de perto. "Tenho um carinho e uma gratidão enorme pelo trabalho da PF. Saí de casa muito rápido com medo de que eles fossem embora, e por ter asma, já cheguei com falta de ar perto do agente, e, com a emoção, a situação ficou mais grave", relata.

Segundo o relatório médico, Ivani teve uma morte súbita revertida. Após receber alta, foi recebida por familiares e amigos com faixas em frente à sua casa em Santo André. "Se não fosse o empenho desse agente e do meu vizinho, eu não sei o que teria sido de mim. Fiz de tudo para conseguir o contato dele, pois precisava transmitir o meu agradecimento a este policial federal", conta Ivani emocionada ao lembrar do ocorrido.

Primeiros Socorros

Após esse episódio, o Agente Marlon e outros policiais federais de Cascavel/PR, realizaram um curso de primeiros socorros com o Núcleo de Educação Permanente do CONSAMU, onde praticaram técnicas de primeiros socorros, autoproteção, auto curativo, reanimação cardiopulmonar, retirada e atendimento de vítimas em locais de risco, além de simularem o atendimento em conjunto com o SAMU. O curso de primeiros socorros não faz parte da formação do Policial Federal, mesmo sendo um conhecimento básico que se mostra fundamental na atuação da polícia.

a120a6c6-562b-4c57-8eae-706bb9e454e6 Equipe de Agentes Federais de Cascavel/PR, durante do curso de Primeiros Socorros

Os agentes federais comemoraram a notícia da recuperação de Ivani, que enviou as fotos para recordação. "O carinho e o reconhecimento da população pelo trabalho realizado pelos Policiais Federais é motivo de orgulho e incentivo. Mas esperamos que não mais aconteçam incidentes como o de Ivani, que passou a ser uma pessoa muito querida por nós” comentou Marlon.

Na entrevista com a Agência Fenapef, Ivani fez um pedido especial: que fosse transmitido um abraço a todos os agentes federais do Brasil que se empenham em limpar o país da corrupção. Em tom de brincadeira, ela afirmou que se encontrar outro policial na rua, vai fazer questão de também abraçá-lo.

ivani Ivani foi recebida com carinho por familiares e amigos após alta médica

Veja a matéria da Revista Época sobre o incidente: "Mulher se emociona e tem parada cardíaca ao cumprimentar equipe da PF"  

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião: Mais do mesmo na segurança pública

Presidente da Fenapef debate a Lei Orgânica da Segurança Pública na...

Policial federal participa de “Mundial de Tiro Policial Aberto”

Policiais federais serão homenageados em Divinópolis