Receita e Polícia Federal apreendem quase 1,5 t de cocaína

Data: 02/09/16

divulgacao-receita-federal Divulgação/Receita Federal

A Alfândega da Receita Federal e a Polícia Federal (PF) apreenderam quase 1,5 tonelada de cocaína em um terminal retroportuário no Saboó, em Santos, na noite de quarta-feira, atingindo o recorde do ano.  A ­quantidade da droga encontrada é a maior desde junho de 2010, quando 1,5 tonelada do entorpecente foi achada em um navio que tinha como destino a ­Espanha.

De acordo com a assessoria de comunicação da Receita, o destino da droga apreendida nesta quarta seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Ninguém foi preso e um inquérito da PF irá apurar quem são os responsáveis pelo ­carregamento.

A droga estava distribuída em 47 sacolas em três contêineres. A suspeita é do emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off”, na qual a droga é ­inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário.

Monitoramento

Segundo a Alfândega, a droga foi descoberta em uma operação conjunta de rotina, “a partir de ­monitoramento de cargas de exportação, baseadas em alertas de escâner, análise de imagens e aplicação de critérios objetivos de análise de ­risco”.

Ao todo neste ano, as ações conjuntas da Alfândega e da Receita resultaram na apreensão de 4,6 toneladas de ­cocaína no Porto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa