Recursos do Fundo Penitenciário e Força Nacional são pautas de debates na Comissão de Segurança Pública

Data: 16/05/17

O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck, participou nesta terça-feira (16) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, dos debates acerca dos efeitos da MP 755/16. Se aprovada, a medida provisória vai retirar recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e poderá recrutar servidores aposentados para compor a Força Nacional, inclusive, em tarefas administrativas.

Em sua fala, Werneck destacou que a colaboração entre as forças de segurança é fundamental, mas que o debate precisa ser feito com cautela e respeitando as ideologias da segurança pública e diferenciando-as das forças militares.

O vice-presidente também questionou se a medida pode ser considerada eficaz contra o crime. “Se nós temos 40 mil policiais no Rio de Janeiro, será que enviando 150 integrantes da Força Nacional nós resolveremos o problema da violência no estado? Essa é a nossa resposta à situação ou nós estamos enxugando gelo?”, indagou.

De acordo com Werneck, a posição da Fenapef é de cautela. “Temos muitos questionamentos sobre a medida provisória, principalmente no que se refere aos aposentados. A partir do momento que a gente entende que a defesa do País tem o mesmo trabalho, a mesma ideologia da segurança pública, migramos para uma área perigosa. Ambas podem atuar juntas, mas não como algo ordinário”.

A MP enviada pelo governo ao Congresso Nacional em dezembro do ano passado também autoriza o repasse de recursos do Funpen a estados e municípios, independentemente de convênio.

Atualmente o Fundo, criado pela Lei Complementar 79/94, financia o sistema penitenciário e é gerido pelo Departamento Penitenciário Nacional, ligado ao Ministério da Justiça.

O autor do pedido da audiência pública é o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). Além do vice-presidente da Fenapef, participaram dos debates: o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, o diretor de políticas penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ), Jefferson de Almeida (DEPEN), promotor de justiça e tesoureiro da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Marcelo de Lima Oliveira, entre outros.

Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia