Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro lota auditório da Empresa Vale em palestra sobre segurança pública

Data: 28/07/16

photo_2016-07-27_22-41-06

A dez dias das Olimpíadas no Rio de Janeiro a cidade exibe suas belezas naturais para os convidados do mundo todo, e ostenta um forte aparato em segurança pública. Essa demonstração de poder e preocupação das autoridades brasileiras, aliada às tentativas de terrorismo, vêm gerando grande expectativa em boa parte da população brasileira.

photo_2016-07-27_22-41-02 Presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Policia Federal no Estado do Rio de Janeiro, APF Luiz Carlos Cavalcante

Foi pensando em responder estas demandas de insegurança social na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho que a empresa Vale, uma das maiores empresas de minério de ferro do mundo, através da Gerência de Segurança Empresarial convidou o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro (SSDPFRJ) para realizar uma palestra cujo tema fosse: "Segurança em grandes eventos e a necessidade de uma reforma da segurança pública no país". 

A palestra foi ministrada pelo Presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Policia Federal no Estado do Rio de Janeiro o APF, Luiz Carlos Cavalcante, juntamente com o APF Sandro Araujo da Delegacia da PF de Niterói. A exposição atraiu mais de 250 funcionários, que vão desde auxiliares administrativos até os executivos do mais alto escalão da empresa. A palestra aconteceu no Cittá America, onde fica o auditório da empresa e a participação do público, tanto ouvindo atentamente, quanto com perguntas, foi fundamental.

photo_2016-07-27_22-41-19 Agente Federal Sandro Araujo, da Delegacia da Polícia Federal de Niterói.

“A palestra foi de extrema importância e atraiu a atenção, não só porque elucida as dúvidas sobre segurança pública, mas também por abordar o sistema caótico do nosso modelo de inquérito policial e de estrutura policial, que no caso da Polícia Federal, não foi implementada como manda nossa Carta Magna, em formato de carreira com entrada única. O que vigora no Brasil é uma estrutura do tempo do império, arcaica. Os formadores de opinião, como são os funcionários da Vale precisam saber que hoje vivemos em plena era medieval, quando se trata de segurança pública no Brasil.”, explica o presidente do SSDPFRJ Luiz Carlos Cavalcante.

A palestra gerou reações bem definidas: a primeira foi a indignação das pessoas com o modelo de segurança pública brasileira que só resolve de 5% a 8% dos casos de homicídios, enquanto o nosso vizinho o Chile, que possui um modelo moderno de segurança pública consegue elucidar mais de 98% dos casos com uma agilidade, que para nós brasileiros parece surreal.

photo_2016-07-27_22-41-15Outro foco do publico foi na abordagem dada pelo Agente Especial Sandro Araujo, que palestrou sobre a segurança pública em grandes eventos. “Estou há vinte anos na PF e sei que em situações de grandes eventos a polícia tem condições de oferecer segurança, pois temos nas ruas um efetivo policial equivalente a um pequeno exército. O que devemos nos perguntar é como ficaremos depois, pois devemos ficar atentos o tempo todo. Segurança é algo que está em nosso dia a dia e faz parte da nossa vida. Não podemos deixar que sejamos apanhados de surpresa.”, explica Sandro Araujo.

photo_2016-07-27_22-41-23

A Analista de Suprimentos Mariana Dionida resumiu o sentimento da platéia da Vale “A polícia precisa ter mais contato com o publico em geral. O policial é tão importante ou mais que um professor, já que o nosso problema de educação só pode ser resolvido ao longo prazo, precisamos estreitar os laços e conhecer melhor esse trabalho e a segurança pública no Brasil.”

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência