SINPEF Integra Movimento de Combate ao Crime Eleitoral Lançado Pela OAB-ES

Data: 16/07/16

73a35aa8fa38820d0940fcbc8d28c4f9Na última terça-feira, 12 de julho, foram lançados o comitê local do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Espírito Santo (MCCE) e o aplicativo “Contra o Caixa 2” para smartphones, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que receberá denúncias ligadas à prática de corrupção durante as eleições. O Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef) integra o Comitê e na cerimônia de lançamento foi representado pelo diretor Ralph Alcântara.

Na ocasião, também foi assinado o termo de adesão das entidades que passaram a integrar o Comitê Estadual do MCCE, que contará com a participação do Sinpef, da OAB-ES, da Transparência Capixaba, do Fórum das Carreiras Típicas de Estado, da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O diretor do Sinpef ressalta que o movimento que deu origem ao Comitê nasceu a partir da proposta da Lei da Ficha Limpa e é um passo importante para ampliar o combate a corrupção. “A corrupção no Brasil é definida como cultural entre os brasileiros e nós estamos vendo o resultado dos financiamentos de campanha sem declaração de origem, que levou para dentro do cenário político do país representantes de organizações criminosas. O combate à corrupção é um dos motes da Polícia Federal, assim como tráfico de drogas e armas, roubo e contrabando, e sabemos a importância de combater o início da corrupção no meio eleitoral”, afirma Ralph.

Para Ralph, a participação do Sindicato neste projeto tem um apelo muito grande diante do momento pelo qual o país vive e em que os Policiais Federais levantaram uma bandeira no combate à corrupção. “Sempre o fizemos esse trabalho de combate à corrupção, mas agora está de uma forma mais explicita com as operações desencadeadas, principalmente a Lava Jato, que atinge os mais diversos níveis políticos. Vemos que não existe regra para se corromper e ser corrompido. Nós temos obrigação específica e especial em cima desse combate. Precisamos tentar mudar o sistema, tanto de escolha do candidato quanto de financiamento de campanha, porque ele já está tão infectado, que cria novos mecanismos para burlar as mudanças na legislação”, pontua.

O lançamento do MCCE no Espírito Santo contou com palestras do Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, do fundador do movimento em nível nacional e um dos autores da Lei da Ficha Limpa, Marlon Reis e do Procurador Regional Eleitoral no Espírito Santo, Vinícius Cabeleira. Também estiveram presentes no evento a conselheira federal pela OAB-ES, Flávia Brandão, o coordenador do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-ES e presidente da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Robson Louzada, o membro da Transparência Capixaba e ouvidor do CNJ, Cláudio Allemand, o Procurador da República, Ercias Rodrigues de Souza, o Corregedor Regional do Departamento de Polícia Federal, Álvaro Rogério Duboc, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Haroldo Santos, o vice-presidente financeiro da Amages, Paulo César de Carvalho, o deputado estadual, Doutor Hércules e a Chefe de Polícia Civil do Estado, Fabiana Maioral.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ