União dos Policiais do Brasil define o "Dia Nacional de Mobilização das Categorias da Segurança Pública"

Data: 21/12/16

reuniao-policiais

Foi formalizada hoje, 21, a criação da União dos Policiais do Brasil, entidade que reúne 27 instituições representativas de categorias da segurança pública, constituída para negociar com o governo a retirada da PEC 287/2016, que propõe a reforma na Previdência. A assembleia geral definiu também que no dia 8 de fevereiro será realizado o primeiro grande ato de um serie que acontecerá em 2017, contra a proposta de retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos policiais. Essa data também foi definida como o Dia Nacional de Mobilização das Categorias da Segurança Pública.

reuniao-policiais-2Outro importante passo dado pela União dos Policiais é a criação de um fundo nacional para receber recursos das entidades integrantes, com o objetivo de financiar e promover a organização das ações e mobilizações futuras. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol-DF). Todas as decisões foram tomadas de forma unânime.

Para o Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, "o Governo Federal não demonstrou sensibilidade com os operadores da Segurança Pública do Brasil e suas famílias, quando da elaboração da proposta de reforma da Previdência. Agora, os policiais unidos irão reagir pelas vias democráticas, legais e constitucionais, para garantir o reconhecimento da atividade de risco policial e das peculiaridades que envolvem a profissão".

reuniao-3-2Em reunião com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, ocorrida no dia 14/12/16, as entidades reivindicaram o tratamento peculiar, autônomo e especial das Polícias e demais órgãos da Segurança Pública, retirando do texto da PEC 287/16, para o fim de apresentar uma proposta posterior, por meio de lei complementar, fixando novos critérios previdenciários que considere a realidade das categorias policiais, em função do cargo e efetivo exercício de atividade de risco, e sua reduzida expectativa de vida. A proposta estaria fundamentada nos estudos técnicos que estão sendo desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas sobre a expectativa de vida dos policiais federais, rodoviários federais e civis do Distrito Federal, com previsão de conclusão para janeiro/2017.

"Não podemos conceber uma reforma que impõe aos policiais a realidade de não mais se aposentar, levando-se em consideração a tábua de morte média da profissão. Seria quase um retorno ao sistema feudal na segurança pública", afirmou Flávio Werneck, Vice-Presidente da Fenapef e Presidente do Sindipol/DF.

União dos Policiais do Brasil União dos Policiais do Brasil

Membros da União dos Policiais Brasileiros:

ABC – (Associação Brasileira de Criminalística) ABRAPOL (Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais) ADEPDEL (Associação de Defesa de Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba) ADEPOL BRASIL (Associação Nacional dos Delegados Policias Civis) ADPESP – (Associação de Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) ADPF – (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) AMPOL – (Associação Nacional das Mulheres Policiais) ANEPF – (Associação Nacional dos Escrivães Polícia Federal) APCF – (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) APCN – (Associação das Polícias do Congresso Nacional) CENTRAPOL- (Central Única Nacional dos Policiais Federais) COBRAPOL – (Confederações Brasileiras dos Policiais Civis dos Estados) CONCPC – (Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil) CNPFF (Confederação Nacional dos Policiais Ferroviários Federais) CONGM – (Conferência Nacional das Guardas Municipais) FEBRASP – (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários) FENADEPOL – (Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) FENAGUARDAS – (Federação Nacional dos Sindicatos de Guardas Civis) FENAPEF – (Federação Nacional dos Policiais Federais) FENAPPI – (Federação dos Peritos em Papiloscopistas e Identificação) FENAPRF – (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais) FENASPEN – (Federação Nacional dos Servidores Penitenciários) FENDEPOL – (Federação Nacional Sindicatos Delegados Polícias Civis) OPB – (Ordem dos Policiais do Brasil) SINDEPO-DF – (Sindicato dos Delegados de Polícia do DF) SINDEPOL-DF – (Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no DF) SINDEPOL-GO – (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás) SINDIPOL – DF – (Sindicato dos Policiais Federais do DF) SINDPESP – (Sindicato dos Delegados decia do Estado de São Paulo) SINPOC – DF (Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do DF) SINPOL – DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF)

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião: Mais do mesmo na segurança pública

Presidente da Fenapef debate a Lei Orgânica da Segurança Pública na...

Policial federal participa de “Mundial de Tiro Policial Aberto”

Policiais federais serão homenageados em Divinópolis