SSDPFRJ inaugura Núcleo de Atenção à Saúde

Data: 27/04/17

Na última segunda-feira, 24, o SSDPFRJ inaugurou o Núcleo de Atenção à Saúde.  O espaço foi todo reformado e recebeu  equipamentos e mobiliários necessários para atender as demandas de seus associados. O Núcleo de Atenção à Saúde Sebastião Moreira, que foi um compromisso assumido com a categoria pela Diretoria “Novo Tempo” já foi sonho dos baluartes do SSDPFRJ, por isso, recebeu o nome de um ex-presidente da entidade  que foi um  dos pioneiros nessa árdua luta de promoção da saúde da categoria policial federal. O  homenageado é APF aposentado e dentista por formação.

O APF Sebastião Moreira, iniciou o SAMOPS no início dos anos 2000, nas dependências da SR/RJ, durante um período abrigou atendimento  médico, psicológico e fisioterápico e depois seu funcionamento ficou restrito a odontologia, posteriormente devidos as demandas da Superintendência o funcionamento do projeto  teve seu fim deixando a categoria órfã de atendimento. “Hoje volto a sonhar. Quando se sonha com o coração, o sonho não acaba; ele ressurge. Esse momento é um novo recomeço para a esperança de assistência à saúde do servidor, que sempre sofreu muito sem um departamento de psicologia. Hoje voltamos a sonhar”, declarou Sebastião Moreira, que em vários momentos de sua fala ressaltou o problema vivido hoje pela Polícia Federal com o alto número de suicídios.

Estiveram presentes professores e alunos do IBMR, o Diretor Financeiro do SSDPFRJ, Fábio Teles, a Diretora de Patrimônio, Janaína Magalhães , o Presidente do Sindicato dos Policias Civis do Estado do Rio de Janeiro Márcio Garcia, e diversos sindicalizados. O Presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante, além da homenagem, discursou sobre o número de suicídios na Policia Federal: “Se a polícia Federal fosse um país, hoje seria o 4º maior em suicídio no mundo, os índices são alarmantes e o Sindicato cumpre mais uma promessa de campanha inaugurando esse espaço para dar todo o apoio necessário ao associado”, explica .

O ex-Presidente do Sindicato, o APF, Hermínio Leite  Ferreira Almeida (Leite)  esteve presente na solenidade e declarou. “Essa sede renasce hoje de forma  muito bacana. O sindicato nem sempre tem o objetivo de crescer no quesito  patrimônio. Essa diretoria está crescendo, sim, e investindo no nosso patrimônio maior,  a vida. Por isso, parabenizo ao Presidente Luiz Carlos e a diretoria”.

O Coordenador do Departamento de Psicologia, o Psicólogo Salvador Juliano, falou um pouco sobre a sua luta pela saúde psicológica, a fim de amenizar os efeitos causados pelo estresse do trabalho policial. “Quando fui convidado pela Janaína, fiquei muito feliz em iniciar esse projeto, pois faço o meu trabalho com amor e empenho. Estou contando com a ajuda de todos, pois não é fácil, mas amo o que faço e farei o melhor”, discursou Salvador Juliano. Ele contará com a parceria do IBMR e com o apoio da coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade, professora Andrea Saraiva, que demonstrou total comprometimento com o trabalho que será realizado.

 O Departamento de psicologia já está agendando atendimentos. Para fazer seu agendamento entre em contato por email: [email protected], ou ligue para 21 2203-5200. O atendimento acontece de segunda a sexta, exceto quinta feira mediante agendamento prévio.

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidores da Polícia Federal mais uma vez protestam por valorização

Eles têm histórias para contar: Delemaph

Policiais federais, rodoviários federais e penais se reúnem para cobrar compromisso do governo

Ato por valorização reúne grande número de servidores da Polícia Federal